quarta-feira, 16 de julho de 2008

Questão 1 - Teoria do Conhecimento II

1 – A noção de “consciência estética” é criada por Gadamer para resumir o traço essencial da concepção filosófica tradicional a respeito da experiência estética. Descreva, com base no que foi estudado, o que é consciência estética.

Consciência estética é o resultado de uma abstração que, atemporalmente, mede tudo o que vale como arte. A consciência estética vê tudo do ponto de vista estético e de acordo com este, tudo o que é qualidade pertence a essa consciência.

A consciência estética se contenta com a aparência, não necessariamente com suas regras e seus significados, finalidade. É aí que entra a alienação da consciência estética, pois ela não sabe a função da coisa, mas somente enxerga a aparência. Por exemplo, uma girafa que morreu de ataque cardíaco na Palestina por causa do barulho das bombas e tiros, foi empalhada e colocada dentro de uma sala de museu. Quem for apreciar esse tipo de obra de arte do ponto de vista da consciência estética só verá a beleza do animal empalhado, nada mais.

Com isso percebemos toda uma descontextualização artística de significação, apenas o belo pelo belo.

Nenhum comentário: