quinta-feira, 27 de novembro de 2008

As paixões da alma

No livro As paixões da alma, Descartes procura entender os sentimentos das paixões e tirar conclusões éticas a respeito; ele descreve os diferentes tipos de sentimentos humanos. Para o autor a paixão seria o conjunto de atos que alguém comete em relação ao ser que geraria tais atos, e a melhor forma de conhecê-la seria distinguindo-se as funções do corpo e da alma.
Para o filósofo os sentimentos são algo natural ao homem e dominam-lhe o corpo de maneira que o mal presente neles seria fruto das distorções geradas pelo próprio homem; existiriam, de acordo com Descartes, seis paixões principais da alma: a admiração, o amor, o ódio, o desejo, a alegria e a tristeza; todas interagindo com o corpo. Nota-se os sentimentos através do órgão pensante e não pelo vital, contudo uma glândula (sede principal da alma) situada no cérebro faz a ligação entre a substância pensante e a material, o que provaria a interdependência existente entre corpo e alma, já que a mesma, irradia a alma para o resto do corpo através dos espíritos animais que seriam pequenos corpos ligeiros, responsáveis por produzir as paixões na alma, e que não se detêm em lugar algum e, a medida que uns entram outros saem gerando algum movimento.
Existem sentimentos gerados pela razão e sentimentos gerados pelos sentidos; os sentimentos produzidos pelos sentidos são mais fortes que os produzidos pela razão.
Os sentimentos não são controlados ou modificados pela nossa vontade, e nem sempre harmonizam-se com o que julgamos ser bom ou ruim. Descartes classifica as nossas vontades em dois tipos: as ações da alma que terminam na própria alma e as ações que terminam no próprio corpo. Também, as percepções são de dois tipos; umas têm como causa a alma, outras o corpo.
Nós nascemos condenados a sentir paixões, e essas paixões são causadas, alimentadas e fortalecidas pelos espíritos animais. Descartes conclui que apesar de estarmos condenados a sentir paixões, podemos controlá-las, sendo isto uma questão de método.

2 comentários:

Natalie disse...

Só passei para conhecer seu blog, muito bonito! Adoro cores escuras, principalmente acompanhadas de um rosto tão branco!

Ainda venho aqui com mais tempo para sacar de qual é...

Charlotte disse...

interessante preciso ler esse livro.