quarta-feira, 23 de abril de 2008

No que consiste a Ética da Consciência e da Liberdade?

O ser humano é um ser de consciência e liberdade. Sendo assim, para que a dignidade humana não seja desrespeitada, não poderíamos tratar de uma ética da lei e da obrigação. A ética deve abranger tudo o que o ser humano é, ou seja, todos os elementos fundamentais e constitutivos de sua realidade.

Nesta ética encontramos uma moral. Esta é, pois, o caminho da liberdade humana em busca de seu próprio bem, e não, como costuma ser mal interpretada, o limite e a restrição desta liberdade.

A Ética da Consciência e da Liberdade é bastante viável para os seres que pretendem viver uma vida mais digna e justa, pois enquadra dois pontos fundamentais e constitutivos do ser humano. O homem é um ser consciente, sendo assim o mais sensato seria defender uma ética da autodeterminação.

O termo “consciência” é profundo, pois aponta para uma compreensão de origem e fim, em uma abertura à transcendência. Também segue no sentido de compreender as essências, a natureza das coisas. A consciência pode ser considerada como uma instância interior e subjetiva que faz o homem ver o que é justo e reto fazer em sua vida. Assim, a moralidade presente nesta ética é positiva sempre que a autodeterminação efetiva, dependente da liberdade, segue o juízo da razão, a consciência.

Além disso, o homem também é um ser livre, de forma que a liberdade se destrincha em três vertentes: liberdade de coação, liberdade de escolha, ou livre-arbítrio, e possui também a liberdade de dispor de si mesmo, ou seja, possui autodeterminação.

Portanto, consciência e liberdade fazem unidade inseparável no ser humano e caminham mutuamente na formação de um ser pessoal.

Um comentário:

JogHin disse...

cool tatoo you have