quinta-feira, 17 de julho de 2008

Questão 2 - Teoria do Conhecimento II


2 – A noção de jogo é utilizada por Gadamer para descrever o modo de ser da arte, modo este que escapa à consciência estética. Por isso Gadamer fala em uma experiência da arte. Mas jogo e experiência da arte não são sinônimos. Descreva como a noção de jogo se articula com a noção de experiência da arte, em que se identificam, e em que se distinguem.

Para demonstrar a experiência da arte, Gadamer visa o conceito de jogo, que busca mostrar que no jogo o espectador é um parceiro. O conceito de jogo é algo auxiliar para demonstrar o que é a experiência da arte, pois essa experiência é maior do que qualquer conceito.

Há no jogo regras específicas que exigem respeito a elas, por parte dos jogadores. Os jogadores se expõem ao risco de chegar a algum resultado ou não, isto é, é-lhes impossibilitado prever o resultado. Isso remete à arte de forma que não tem como prever a reação do expectador diante da obra.

O jogo exige a predisposição de quem vai entrar nele e o conhecimento de suas regras sem, no entanto, haver a possibilidade de prever qualquer resultado enquanto ele está se efetivando. Daí a necessidade de chegar a uma perspectiva interna a ele e abandonar-se totalmente em tal espaço, assumindo como condição o risco de obter o resultado desejado ou não.

Outro fator de destaque é que a autoprodutividade, o movimento de vaivém do próprio jogo, além de seduzir e cativar leva a uma expectativa, por parte dos envolvidos. No princípio, eles estão impossibilitados de se posicionarem frente a qualquer tentativa de dominá-lo. Assim também a arte atinge o expectador fazendo-o sentir-se em uma experiência da própria arte como o jogador faz parte do jogo.

Nenhum comentário: