sábado, 9 de novembro de 2013
Qual o sentido da evolução existencial?
A evolução é um fato histórico. Mas de qual evolução estamos falando? Evolução biológica? Evolução científica? Evolução civilizatória? Evolução humana? É evidente que a maioria das evoluções são inquestionáveis, mas a evolução da inteligência humana é colocada em xeque. O mundo segue por um caminho destrutivo, corrupto e decadente. Quem tem esperanças hoje em dia? O otimismo se tornou uma utopia, assim como o pessimismo sempre é superado pela realidade.
Estamos no tempo em que a grande massa segue o caminho do não-ser. O caminho sem volta. Quando se cai no engano, ou seja, acreditando que o não-ser é, considero sem solução. Quem acredita que o não-ser é, jamais terá a chance de contemplar o Ser puro, livre de qualquer contaminação de engano. Posso estar equivocada, ou somente pessimista, mas a dificuldade do caminho do Ser sendo, ou melhor, da verdadeira existência, não sendo possível dissecá-la, permite que o caminho do não-ser com características do que é seja mais aparente, mais enganador e, logicamente, mais fácil de atingir qualquer ente em primeira instância.
A questão não é mudar a moira de cada um, mas sim perceber que existem dois caminhos. Em qual deles as evoluções se direcionam?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário